Coimbra

A sua criança tem medo do Pai Natal?

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 18-12-2013

O medo do Pai Natal é mais comum do que se pensa e os pais desempenham um papel fundamental no processo de adaptação dos mais novos a esta figura característica da época natalícia. 

PUBLICIDADE

“De acordo com as idades, as crianças têm diferentes reações ao Natal e, principalmente, ao Pai Natal. Nos dois primeiros anos é natural que a criança sinta medo. Esta reação pode corresponder ao aparecimento inesperado da figura do Pai Natal na vida da criança”, explica Emídio Carreiro, diretor do Cento da Criança e do Adolescente do hospitalcuf porto.

O pediatra recomenda que a criação da imagem do Pai Natal seja facilitada pelos pais. A fantasia do Pai Natal começa a levantar algumas dúvidas por volta dos 5-6 anos, quando a criança começa a questionar os pais sobre a sua veracidade. Sempre que a criança levantar dúvidas, os pais não as devem contrariar.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os pais e educadores devem explicar a verdade sobre o Pai Natal, fazendo referência ao simbolismo da bondade, generosidade, partilha e atitudes de compreensão que se associam à época de Natal, dando exemplos familiares e outros que as crianças reconheçam”, lembra.

O pediatra deixa ainda um conselho: “As listas de presentes de Natal devem servir para que os pais expliquem às crianças a utilidade de cada brinquedo que pedem. Se pedirmos à criança que, da lista, vá selecionando os brinquedos de que mais precisa, os pais podem ir eliminando alguns até um número mais reduzido”.

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE