Coimbra

A comarca de Arganil futurista

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-05-2014

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), quatro municípios e outras instituições da região celebram na sexta-feira, em Góis, um protocolo com o objetivo de elaborarem a Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL).

PUBLICIDADE

A EDL e a parceria entre a ADIBER, dezenas de entidades públicas e privadas e as autarquias de Góis, Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital deverão vigorar na Beira Serra, de 2014 a 2020, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC).

O DLBC é o instrumento de política, apoiado pelos fundos europeus estruturais e de investimento, que a União Europeia estabeleceu para aquele período.

PUBLICIDADE

A assinatura do protocolo “marca o início dos trabalhos de elaboração da Estratégia de Desenvolvimento Local no âmbito do DLBC, que vem substituir e dar sequência” ao subprograma III do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), disse hoje à agência Lusa o presidente da direção da ADIBER, Miguel Ventura.

O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu “concederam às comunidades locais um papel fundamental para gerirem parte dos fundos comunitários” até 2020, o que traduz “o reconhecimento do trabalho feito nos últimos 20 anos pela sociedade civil” nesta área, salientou.

PUBLICIDADE

publicidade

Para Miguel Ventura, “a EDL deve envolver todos os parceiros locais”. Mais de 80 entidades diversas já aderiram à parceria coordenada pela ADIBER, que tem sede em Góis.

“Não queremos um documento feito em gabinete. Apostamos numa visão que seja amplamente partilhada”, afirmou, defendendo que “todos os atores que estão no terreno devem assumir a sua responsabilidade na conceção desta estratégia e naquilo que deve ser o futuro deste território”.

Designado “Compromisso Beira Serra 14-20”, o protocolo vai ser assinado na sexta-feira, às 18:30, durante uma cerimónia no auditório da Casa da Cultura de Góis, pelas ADIBER e pelos representantes de todas as entidades parceiras, incluindo os presidentes das câmaras de Góis, Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital, Lurdes Castanheira, Ricardo Alves, Mário Loureiro e José Carlos Alexandrino, respetivamente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE