Coimbra

A cadeira que queria ser sofá… em Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 03-09-2014
A exposição do Prémio Nacional de Ilustração 2012 chega finalmente a Coimbra, cidade onde vive e trabalha a autora Ana Biscaia e sede da Lápis de Memórias, editora do livro distinguido. Inaugura no próximo dia 9 de Setembro, na Casa Municipal da Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.
“A cadeira que queria ser sofá” é o título de uma das três histórias reunidas no livro com o mesmo nome, escritas pelo dramaturgo e encenador brasileiro Clovis Levi, à época professor na Escola Superior de Educação de Coimbra. Foi editado em 2012 pela editora conimbricense Lápis de Memórias e recebeu no ano seguinte o Prémio Nacional de Ilustração. Atribuído pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e instituído em 1996, o galardão distingue anualmente um ilustrador pelo conjunto de trabalhos originais publicados numa obra para crianças e jovens.
Na edição que premiou o trabalho de Ana Biscaia, o juri – constituído por Adriana Baptista, Manuel San Payo e Cristina Grácio – afirmou que a obra “se destaca do que é habitual no panorama da ilustração nacional”, valorizando “as qualidades pictóricas” da obra e a utilização que a autora faz do livro, “enquanto objecto e formato, transgredindo os alinhamentos habitualmente impostos pela composição e paginação gráfica e tipográfica”. Notando algumas das características que tornam tão singular a obra da ilustradora de Coimbra, os jurados assinalam a “evidente relação com o formato diário gráfico, caderno de esboços ou scrap book”, bem como “o desenho por tentativa e erro e o apelo ao táctil”. Na análise concreta do livro premiado, foi realçado “o valor plástico arrojado na figuração e na representação alegórica da morte e da solidão” e a forma como as ilustrações respondem ao texto “de forma simultaneamente coerente e desconcertante”.
O trabalho premiado esteve em destaque no stand da DGLAB na edição deste ano da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (Itália), um dos mais importantes certames da área em todo o mundo.  Antes de Coimbra, a exposição, que reúne cerca de 50 ilustrações, passou pela Amadora (24º Festival Internacional de Banda Desenhada), pela Figueira da Foz e por Beja (X Festival Internacional de BD).
Para a apresentação na sua cidade, que conta com o apoio da Câmara Municipal, a autora preparou um enquadramento especial, com cenografia da artista plástica Filipa Malva. Às cerca de 50 ilustrações que integram a exposição original, junta várias ilustrações de grande formato, concebidas propositadamente para este contacto com o público de Coimbra. No texto que escreveu para o catálogo da exposição, o professor universitário João Maria André destaca a simbiose entre as palavras de Clovis Levi e as ilustrações de Ana Biscaia e fala de “uma dança” entre as mãos de ambos, “em que os seus dedos se enredam de tal maneira que a alma das palavras ganha corpo e o corpo das figuras ganha alma”. Esse “corpo” que a mão de Ana veio dar às palavras “dá-lhes cor, dá-lhes som, um toque leve para serem sentidas e tacteadas, um sabor com o sal das lágrimas ou com a doçura da ternura e um cheiro a linho, a jasmim e a rosmaninho como um jardim em noite de S. João”, acrescenta João André.
A inauguração da exposição acontece no próximo dia 9 de Setembro, pelas 21h30, e tem entrada livre. Depois disso, os trabalhos podem ser vistos até 4 de Outubro, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h30.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE