Coimbra

8º Festival das Artes em 2016 vai homenagear os PIONEIROS

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 30-07-2015

Sob o tema “Festa”, o 7º Festival das Artes  terminou em apoteose, com a adesão de um  público cada vez mais numeroso e entusiasta, consagrando assim um Festival cujo prestigio é uma referência incontornável no panorama cultural português e sem dúvida o mais marcante na Região Centro.

PUBLICIDADE

unnamed (7)

No final, o Presidente da Direcção do Festival das Artes, José Miguel Júdice, anunciou como é habitual, o tema da 8ª edição, em 2016 – “PIONEIROS”:

PUBLICIDADE

“Desde 2009, e em cada uma das edições do Festival das Artes, celebrámos os que se distinguiram em cada tema: os que entraram pela Noite, sem receio da escuridão; os que partiram para a Água, navegando o mar incerto; os que fizeram Viagens por desertos e estepes, chegando a lugares desconhecidos; os que ousaram as Paixõesquebrando tabus e sendo ostracizados; os que desbravaram a Natureza e com isso sobreviveram em terras inóspitas; os que criaram Património, material e imaterial, juntaram sons, palavras ou edificaram monumentos; os que foram capazes da transgressão que é a Festa! -Todos esses foram Pioneiros.”

O número 8 é o símbolo do infinito e são os Pioneiros que, geração após geração, vão fazendo avançar o Mundo e assegurando o futuro da Humanidade.

Os Pioneiros estão à frente do seu tempo, são visionários e por isso muitas vezes foram tratados como loucos. Mas com eles, como disse António Gedeão, “o Mundo pula e avança”. Este é assim um tema transversal a todas as Artes, universal mas também expressão das raízes profundas da História e da Cultura portuguesas, de um povo que foi capaz de “dar novos mundos ao Mundo”, como escreveu Camões.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa, que vai ser divulgado no início de 2016, revelará a música pioneira em várias épocas, filmes que revolucionaram a 7ª arte, chefs que criaram a gastronomia que se impôs aos mais cépticos, bailado, teatro, poesia, no fundo todas as Artes clássicas e contemporâneas. E através de debates, será possível ouvir personalidades que estão neste Século XXI a confirmar o pioneirismo português na Ciência e na Cultura.

Como sempre, o 8º Festival das Artes: PIONEIROS terá lugar na segunda quinzena de Julho de 2016, em Coimbra, em vários locais e em especial na Quinta das Lágrimas, numa organização da Fundação Inês de Castro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE