Restaurantes

6 Restaurantes das Beiras em livro de jornalista da TVI

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-11-2015

Depois de duas séries de reportagens para a TVI sobre os mais surpreendentes restaurantes portugueses, “Mesa Nacional” chega a livro.

PUBLICIDADE

unnamed (1)

Neste roteiro inesperado e com “paragens deliciosamente punitivas”, o jornalista Paulo Salvador recorda seis restaurantes das Beiras, constatando-se que não aparece nenhum do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

 O Malhadinhas (Vila Nova de Paiva) – conhecido pelas suas “únicas trutas de escabeche bem feitas”, apanhadas “no rio mais limpo da Europa, o Paiva” –, O Sacristão (Campia) – onde se podem degustar “as tentações da carne de Lafões” –, Cova da Loba (Linhares da Beira) – onde “D. Alice, mulher de poucas palavras e muita ação” prepara petiscos “que nos faz voar” –, Vallécula (Valhelhas) – uma casa serrana, onde se namora com o que vem para a mesa –, Zé Nabeiro (Soito) – localizado “no epicentro da antiga rota do contrabando raiano” é conhecido “pela iguaria que, uma vez por semana, aqui atrai gentes de Portugal e Espanha: a canja de cornos” – e Robalo (Sabugal) – onde se sente “o chamamento do cabrito”, são os 6 eleitos pelo jornalista.

O livro chega às livrarias no dia 10 de novembro e percorre de norte a sul e dos Açores à Madeira “viagens inesquecíveis” que Paulo Salvador fez com o colega, operador de câmara Ricardo Ferreira, por restaurantes do país e que resultaram em “dezenas de reportagens” para os jornais televisivos da TVI.

O projeto, segundo o autor “nasceu de três fatores: uma paixão, um conceito e uma aceitação. A gastronomia; a divulgação de restaurantes onde só se levam os amigos; e o entendimento da Direção de Informação de que este era um produto televisivo original”.

PUBLICIDADE

O sucesso da rubrica “Mesa Nacional” tem sido tal que, no verão deste ano, foi para o ar a segunda série de reportagens e“muitos dos proprietários dos restaurantes retratados viram a sua vida mudar de um dia para o outro”.

“Paragens deliciosamente punitivas”, onde se come desde bacalhau racheado (e não recheado; porque se abre à racha), cozido escondido no pão, canja de cornos, e se é atendido por gente da terra, real, com as suas tradições, as suas histórias e o seu amor à cozinha, à arte de dar sabor e aromas aos mais típicos ingredientes nacionais.

“Mesa Nacional” é, por isso, um roteiro do Portugal gastronómico e suas histórias, que o autor conta socorrendo-se da intimidade criada com os proprietários e colaboradores dos restaurantes – relações que só a mesa propicia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE