Cidade

6 horas de teatro sem parar! Mas pode ir entrando e saindo…

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 26-03-2015

O Teatro Académico de Gil Vicente celebra o Dia Mundial do Teatro, dia 27 de março, com um programa intenso dedicado à dramaturgia contemporânea, que decorre das 16: às 02:00, entre as Galerias do Colégio das Artes e o TAGV.

PUBLICIDADE

Neste dia em que se celebra uma das mais antigas artes da cultura ocidental, o TAGV apresenta uma leitura encenada com direção de Nuno M Cardoso, dando voz a textos inéditos de Sónia Baptista (Peremptório Erro Sem Dano) e de Patrícia Portela (Sem Título), dramaturga Residente do TAGV (de 2013 a 2015), às 16:00 nas Galerias do Colégio das Artes.

De seguida, Tiago Rodrigues, dramaturgo residente do TAGV (de 2011 a 2013), apresenta Entrelinhasàs 18:30, no Café Teatro do TAGV. O encerramento do Dia Mundial do Teatro acontece com Quizoola! da companhia britânica Forced Entertainment, uma criação de Tim Etchells que conta com a interpretação dos encenadores Jorge Andrade, Pedro Penim e a coreógrafa Vera Mantero.

PUBLICIDADE

publicidade

O espetáculo, com início às 20:00 no palco do TAGV, tem a duração extraordinária de 6 horas, período durante o qual o público poderá chegar, partir e voltar em qualquer momento da apresentação.

Durante o espetáculo, o público será igualmente convidado a conhecer os bastidores do Teatro, por meio de visitas guiadas, e observar a “máquina do teatro”, assim como uma exposição de objetos que fizeram parte da vida do TAGV nos últimos 54 anos.

PUBLICIDADE

16H00 // LEITURA

SEM TÍTULO

De Patrícia Portela

PEREMPTÓRIO ERRO SEM DANO

De Sónia Baptista

Direção de Nuno M Cardoso 

A leitura decorre no espaço da Exposição Kach twen-tee-too, de Pedro Tudela/Instalação de João Mendes Ribeiro

Patrícia Portela e Sónia Baptista foram desafiadas para um jogo invertido: escreverem um texto para cena, a partir da obra de Pedro Tudela, artista plástico, performer e cenógrafo, como forma de inverter o gesto clássico de escrita e encenação, que condiciona tradicionalmente o dispositivo cénico e cenográfico. Portela e Baptista estão assim perante o exercício contrário: escrever para o universo plástico e cenográfico de Tudela.

Galerias do Colégio das Artes

Duração aprox. 2h00

Entrada livre

18H30 // ESPETÁCULO

ENTRELINHAS

De Tiago Rodrigues

Cocriação e interpretação Tónan Quito

A primeira versão do texto Entrelinhas, uma forma breve que teve a sua leitura em 2010, interpretado por Albano Jerónimo e dirigido por Nuno M Cardoso, nos Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas, que aconteceram no São Luiz Teatro Municipal. Assumiu posteriormente uma forma longa aquando da montagem, já em versão de espetáculo, por Tiago Rodrigues e Tónan Quito em Fevereiro de 2013 no mesmo teatro. Contudo, de 2010 até hoje, o texto preservou a sua essência: uma ficção frágil que mescla o real e a ficção, relatando o diálogo entre um autor (Tiago) e um ator (Tónan), quando aquele tinha que escrever um texto para este o poder interpretar no Teatro São Luiz mas, por motivos misteriosos, falhou todos os prazos. Foi então que uma série de acidentes, tão reais quanto literários, deu origem a Entrelinhas.

Café Teatro TAGV

Duração aprox. 1h15

M/12

€5

20H00 // ESPETÁCULO

QUIZOOLA!

De Forced Entertainment

Texto de Tim Etchells

Interpretação de Jorge Andrade, Pedro Penim e Vera Mantero

“Qual é a capital de Espanha? Porque é que as pessoas têm medo de morrer? O que é uma árvore? O John Wayne era mesmo valente? O teu louro é natural?” Quizoola!, em versão portuguesa, é um dos espetáculos mais emblemáticos da companhia inglesa Forced Entertainment, apresentado agora por Jorge Andrade (mala voadora), Pedro Penim (Teatro Praga) e Vera Mantero (O Rumo do Fumo), tendo sido apresentado por duas vezes em Lisboa (Festival Danças na Cidade, em 2002, e no Teatro Maria Matos, em 2011). Esta é uma performance de longa duração baseada num texto de Tim Etchells com 2000 perguntas. Durante seis horas, três actores com maquilhagem de palhaço esborratada vão-se revezando na escolha de perguntas e improvisando respostas em palco. À medida que novas perguntas são lançadas e novas respostas inventadas, o ambiente vai-se alterando imprevisivelmente, num divertido jogo entre os atores e o público e entre a realidade e a imaginação. O público poderá chegar, partir e voltar em qualquer momento da apresentação.

Auditório TAGV

Duração aprox. 6h00

M/16

€5

21H00-02H00 // VISITAS NOTURNAS

VISITAS GUIADAS DIA MUNDIAL DO TEATRO

No Dia Mundial do Teatro o TAGV abre as suas portas para conduzir o público numa visita-guiada a alguns espaços, aos quais, habitualmente, não tem acesso. Durante a visita, propomos-lhe que viaje no tempo e veja em exposição alguns objectos históricos que o TAGV guarda no seu acervo, todos eles ligados à arte do teatro.

As visitas decorrerão de 30 em 30 minutos a partir das 21h. As inscrições poderão ser feitas por telefone ou presencialmente.

TAGV

Dur. 30 min

Entrada Livre [sujeita a inscrição] 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE