Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Exposições

5oo anos do Foral de Cantanhede assinalados sábado

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 17-09-2014

As comemorações dos 500 anos da outorga das cartas de Foral do concelho regressam no próximo sábado, 20 de setembro, desta vez em torno do Foral Manuelino de Cantanhede.

PUBLICIDADE

O evento decorrerá nos Paços do Município, às 21:00, com uma conferência de Maria Alegria Marques, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e autora do estudo que dá enquadramento ao documento, seguida de um concerto de música quinhentista “Cantus Manuelinus”, pelo Ensemble Vox Angelis.

A coordenadora científica da edição promovida pela Câmara Municipal de Cantanhede fará uma intervenção a dar enquadramento histórico ao diploma outorgado em 20 de Maio de 1514 pelo rei D. Manuel I no sentido de explicar as condições em que surgiu o ato administrativo que de algum modo está na origem do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Reportando ao trabalho que desenvolveu sobre a matéria, a académica e investigadora abordará aspetos que caracterizam o contexto social, económico e político do século XVI para explicar os efeitos do foral de Cantanhede a esse nível.

No final da sessão, o Ensemble Vox Angelis subirá ao palco instalado nos claustros dos Paços do Município para interpretar um programa inteiramente preenchido com música do século XVI de autores portugueses e estrangeiros. O concerto estará a cargo de Maria José Ribeiro de Carvalho, soprano com vasto currículo como intérprete de ópera e professora de canto no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, e Pedro Miguel Nunes, barítono que tem desenvolvido intensa atividade em espetáculos de ópera e concertista de música sacra, acompanhados pelo violoncelista Mário Paulo Alves e pelo cravista Jaroslav Mikus.

PUBLICIDADE

É uma rara oportunidade de apreciar as sonoridades da música erudita e sacra de um período áureo da história de Portugal esta que vai ser proporcionada pela referida formação do Ensemble Vox Angelis, projeto de divulgação de música clássica constituído por dezasseis músicos profissionais com formação superior e cujo repertório abarca obras do século XV até ao século XX.

Do programa do concerto do próximo sábado constam peças de Manuel Rodrigues Coelho (1555 – 1633), António Valente (1520 – 1580),  António Carreira (1520 – 1587), Antonio de Cabezon (1510-1566), Andrea Falconieri (1585) e Giulio Caccini (1551), entre outros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com