Coimbra

Montemor-o-Velho: O campo e o rio no Festival do Arroz e da Lampreia

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 29-02-2016

De 4 a 13 de março, a vila de Montemor-o-Velho volta a juntar à mesma mesa o genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a intensa lampreia pescada no rio Mondego.

PUBLICIDADE

lampreia

A edição de 2016 foi apresentada hoje, 29 de fevereiro, no salão nobre do município montemorense, por Emílio Torrão – Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo – Vereador da autarquia e Diana Andrade – Adjunta do líder da edilidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Agora com o  merecido reconhecimento da União Europeia, que colocou, em junho de 2015, o arroz carolino do Baixo Mondego na lista de produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), a edição de 2016 do Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio é uma saborosa oportunidade para celebrar a confirmação de que se está perante, garantimos, o melhor arroz carolino do mundo.

O menu, de fazer soltar água na boca, está pleno de pratos típicos da região, numa homenagem à memória e identidade das gentes do Baixo Mondego e que convive paredes meias com os doces da região: do reconfortante arroz doce, às cobiçadas queijadas de Pereira, passando pelas singulares espigas doces de Montemor, sem esquecer os maravilhosos pastéis de Tentúgal.

PUBLICIDADE

Durante 10 dias, o recinto do festival, localizado junto ao centro histórico de Montemor-o-Velho, é o palco de uma exaltação dos sabores do campo e do rio.

Para além da excelência da gastronomia que vai poder ser apreciada nas tasquinhas, o Festival oferece ainda um espaço infantil (Morlândia), uma zona exclusiva de bares, uma mostra de artesanato do concelho, bem como postos de venda do arroz carolino produzido no Baixo Mondego.

Num esforço contínuo de imprimir maior dinâmica à premissa de “Valorizar o que é nosso” e de potenciar a economia local, também os restaurantes concelhios foram desafiados para se associarem aos valores do Festival com uma mostra gastronómica ao longo de todo o mês de março.

A edição do Festival de 2016 volta a apostar na promoção de produtos autênticos, genuínos e enraizados na cultura de Montemor-o-Velho, apelando aos sentidos de quem nos visita e reforçando o enfoque na qualidade.

 De 4 a 13 de março, todos os caminhos vão levar os amantes da enigmática lampreia e do versátil arroz carolino a Montemor-o-Velho. A festa dos sabores promete surpreender com o castelo como cenário para uma viagem pela gastronomia.

Em desenvolvimento

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE