Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

13 de maio: Zambujo aparece na Queima

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 13-03-2016

O alentejano António Zambujo vai actuar pela primeira vez na Queima das Fitas de Coimbra.

PUBLICIDADE

zambujo

A actuação de António Zambujo na Praça da Canção está marcada para a noite de sexta feira, 13 de Maio de 2016.

PUBLICIDADE

publicidade

António Zambujo é a 3ª confirmação oficial da Queima das Fitas de 2016, pois já se sabe que DJ Ride toca no dia 11 e Gabriel O Pensador canta no dia 1o de maio.

António Zambujo nasceu em Beja, Alentejo, a 19 de Setembro de 1975.  Cresceu a ouvir a gravitas do cante alentejano. Sabe-se, também, que, ainda pequeno, se deslumbrou com as grandes vozes fadistas, Amália Rodrigues à cabeça, mas trazendo à ilharga Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro ou Max.

Começou a estudar clarinete com apenas oito anos – e de uma adolescência activa neste campo – cantando em família ou ganhando um concurso destinado a jovens fadistas, quando tinha 16 anos –, até que aportou a Lisboa, numa decisão de risco que   ajudou a moldar-lhe o futuro.

PUBLICIDADE

Em dois passos, fez-se amadurecer: no primeiro, pela mão do guitarrista e compositor Mário Pacheco, conheceu em regime diário (ou nocturno, se preferirem) os bastidores e os segredos do universo fadista, juntando-se ao elenco do Clube do Fado.

No segundo, desbastou as inseguranças e os truques do palco, como um dos escolhidos por Filipe La Féria para o musical Amália, em cena durante quatro anos; António era nem mais nem menos do que Francisco Cruz, o primeiro marido de Amália.

Recentemente, outra jornada que vai parar à Rua da Emenda. Um disco que ora é viela estreita para amores arraçados de fadista, ora se transforma em avenida larga para escalas que trazem todo o mundo (Brasil, França, Uruguai, África) para a dimensão maior de um artista português.

Em 2015 António Zambujo voltou sem medo onde já foi feliz: aos palcos. Começou o ano em Paris, onde deu 13 concertos em 12 dias e chegou ao nº1 do top de World Music do iTunes francês. Mais tarde, e depois de 3 noites entre os Coliseus do Porto e Lisboa, foi agraciado com dois Globos de Ouro para Melhor Intérprete Individual e Melhor Música, com “Pica do 7”. Em Junho seria condecorado pelo Presidente da República com a comenda de Grande-Oficial da Ordem do Infante D.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com