Coimbra

1000 ovelhas de Oliveira do Hospital vão pastar em Lisboa

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 06-03-2016

José Carlos Alexandrino, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, confidenciou que em 2016 vai meter 1000 ovelhas a pastar na Avenida da Liberdade, em Lisboa. 

PUBLICIDADE

IMG_7785

A revelação foi feita ainda a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital ia a meio, mas já se adivinhava que voltaria a ser um sucesso, ao qual não será alheia a inovadora e eficaz estratégia de promoção do evento.

PUBLICIDADE

Recordamos que o popular líder do município oliveirense nos surprendeu quando no passado mês de fevereiro trouxe um rebanho de ovelhas da Raça Bordaleira Serra da Estrela, bem  como o  Pastor  (o ator Manuel Melo), para a frente da Igreja de Santa Cruz, em Coimbra.

O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa visitou, a título privado, a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital na tarde de sábado, 5 de março.

PUBLICIDADE

publicidade

O “Professor Marcelo” cumpriu assim uma promessa que tinha feito a Alexandrino, quando se encontraram num casamento, que decorreu no concelho oliveirense. Prometeu numa altura em que ainda nem era candidato. Cumpriu depois de ser eleito.

Ficamos ainda a saber que Marcelo Rebelo de Sousa escreveu a sua tese de doutoramento na antiga Pousada de Santa Bárbara, na Póvoa das Quartas, neste concelho de Oliveira do Hospital.

Após a receção oficial no salão nobre da Câmara Municipal às 15:00, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu um banho de multidão durante a visita ao certame.

De seguida, “sempre com grande pedalada”, Marcelo Rebelo de Sousa foi entronizado confrade da Confraria do Queijo Serra da Estrela.

O evento arrancou dia 5 de março, às 9:00, com a transmissão em direto do prestigiado programa Terra-a-Terra, da TSF.

A televisão também deu grande destaque a Oliveira do Hospital. O Aqui Portugal da RTP 1 e o Portugal em Festa  da SIC foram emitidos em directo da cidade serrana.

Com mais de 200 expositores de produtos endógenos, artesanato, gastronomia, entre outros artigos, o certame teve como rei da festa, o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo.

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, apesar de ter chegado atrasado (fez um desvio por Idanha-a-Nova) participou na inaguração da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital.

Também o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa visitará, a título privado, a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital na tarde de sábado, 5 de março. Após a receção oficial no salão nobre da Câmara Municipal às 15H00, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para uma visita ao certame.

Ao longo dos dois os visitantes encontraram pelo recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade) e que se estendeu até ao Mercado Municipal,  provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo.

Destaque ainda para o concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” que decorreu no sábado,  com a apreciação das iguarias concorrentes e divulgação dos vencedores, bem como do concurso “A Maior Abóbora”.

Na edição deste ano, uma das grandes novidades foi o I Concurso “O melhor da Ovelha Serra da Estrela” que decorreu no Mercado Municipal.

Foi também nas imediações do Mercado Municipal que decorreu, no sábado, o Concurso Regional de Ovinos Serra da Estrela, inserido pela primeira vez no certame numa organização da Ancose com a parceria do Município.

Nos vários equipamentos municipais estiveram patentes distintas exposições relacionadas com o mundo rural e pastorícia e em simultâneo decorreu a Semana Gastronómica nos restaurantes aderentes. .

Nesta 25.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela, duas caras conhecidas do grande público assumiram um papel de destaque na promoção deste grande certame. Depois do ator e apresentador, Fernando Mendes aparecer em público a assumir-se como o “Padrinho” desta edição, também o ator Manuel Melo aceitou o convite para ser o protagonista do vídeo promocional da maior festa do queijo em Portugal e esteve presente na conferência de imprensa de apresentação do programa.

No ano em que assinalou as bodas de prata, a maior festa do Queijo Serra da Estrela do país encerrou com a degustação de Requeijão Serra da Estrela e Doce de Abóbora, confecionados durante a tarde de domingo, no âmbito da iniciativa “Maior Requeijão Serra da Estrela do Mundo” com a colaboração das queijeiras do concelho e do curso profissional de Restauração.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE