Coimbra

1 em cada 4 com risco elevado de ter Diabetes

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-03-2016

Quase um quarto da população da região centro do país (24 por cento) que participou na iniciativa “Novembro Mês da Diabetes” tem um risco alto ou muito alto de desenvolver diabetes na próxima década.

PUBLICIDADE

diabetes_

Entre 14 e 28 de Novembro de 2015, as Farmácias da região centro procederam à avaliação do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 na população, numa iniciativa integrada no Dia Mundial da Diabetes assinalado mundialmente a 14 de Novembro.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa abrangeu a avaliação do risco de 7.007 pessoas não diabéticas, em 225 Farmácias aderentes, numa iniciativa conjunta com a Coordenação Regional da Diabetes e as Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes da ARS do Centro, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e a Associação Nacional das Farmácias.

A importância da iniciativa ficou demonstrada por aproximadamente um quarto da população avaliada apresentar os níveis de risco mais elevados, tendo sido recomendado pelas equipas das Farmácias a referência a esse risco numa próxima consulta com o médico assistente.

PUBLICIDADE

A iniciativa representa também uma articulação inovadora, ilustrativa da função de promoção de interligação entre serviços públicos e organizações da sociedade civil, que permite ao sistema de saúde conhecer melhor o risco da população e adequar as respostas às necessidades, nomeadamente face à importância do diagnóstico precoce da diabetes através de uma melhor colaboração entre os cuidados de saúde primários e as Farmácias.

A iniciativa, avaliada pelo Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), caracterizou ainda os diversos fatores de risco da população envolvida que apresentou uma média de idades de 60 anos, sendo 66% do sexo feminino e 51% com hábitos sedentários.

Estas e outras conclusões serão apresentadas pelo Coordenador Regional da Diabetes da ARS-C, Dr. Hélder Ferreira, no sábado 19 de março, pelas 14 horas, durante o 12º Congresso Português de Diabetes, que acontece entre os dias 17 a 20 de março, no Tivoli Marina Vilamoura.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE